O economista norte-americano Paul A. Samuelson, cujo trabalho analítico lançou a fundação para as teorias econômicas modernas, morreu neste domingo. Ele tinha 94 anos, informou o Wall Street Journal.
"Paul Samuelson foi tanto um pioneiro quanto um teórico econômico prolífico, e um dos maiores professores que a economia já conheceu", disse o presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, ele próprio foi ex-aluno de Samuelson no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês). "Eu me junto a vários outros colegas economistas e lamentamos a morte de um titã da economia", disse Bernanke.
Ainda ativo na década de 2000, Samuelson teve uma carreira de oito décadas. Em 1935, ele entrou na Universidade de Harvard. Sua tese de PhD de 1941, mais tarde publicada como "Fundações das Análises Econômicas" examinou a estrutura matemática subjacente às teorias econômicas. A abordagem revolucionou o campo.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Samuelson começou ensinado no MIT em 1940, no começo de uma longuíssima associação com a universidade, que tornou seu curso de economia famoso no mundo inteiro. Em 1970, ele se tornou o primeiro norte-americano a conquistar o prêmio Nobel de Economia, no segundo ano em que o prêmio para um economista foi concedido. As informações são da Dow Jones.