A nova área de embarque do Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, seguirá diretrizes de sustentabilidade ambiental: a estrutura contará com um sistema de reaproveitamento das águas da chuva para utilização nos sistemas hídricos, assim como um telhado verde (técnica de arquitetura que consiste na aplicação e uso de solo e vegetação na cobertura de uma edificação). Algumas das vantagens do telhado ecológico são a facilitação da drenagem (o que torna o espaço menos vulnerável a goteiras, por exemplo), melhor isolamento termoacústico e a contribuição para purificar o ar no entorno da estrutura.
A ordem de serviço para a construção da sala foi assinada na quinta-feira (13). As obras preveem, ainda, a ampliação do saguão do terminal. A melhoria representa um investimento de R$ 3,3 milhões, sendo que as primeiras ações para reconhecimento de área e montagem do canteiro de obras devem ter início na próxima semana. O prazo para a conclusão dos trabalhos é de 285 dias contados a partir da assinatura da ordem de serviço.
A nova estrutura a ser montada, com área de 1,2 mil m², deverá contar com quatro portões de embarque, três pórticos de inspeção, espaços para estabelecimentos comerciais e 374 assentos para os usuários. Além disso, serão instalados novos banheiros tanto na área de embarque quanto no saguão, que incluirão também adaptações para a acessibilidade e fraldário.