A Companhia Vale do Ribeira (CVR), criada no final de 2011, anunciou em parceria com a Chinesa CITIC-HIC a construção de uma nova fábrica de cimentos na cidade de Adrianópolis, no Paraná. O mercado, que dobrou de tamanho nos últimos dez anos, é muito promissor.
O investimento na planta industrial será de R$ 518 milhões e a expectativa, segundo o sócio diretor majoritário da CVR, Henrique Bica Zaffari, é de produzir uma média de 1 milhão de toneladas de cimento ao ano. Henrique e sua irmã Manuela Bica Zaffari - sócia diretora - possuem 92,5% do capital da empresa, enquanto a CITIC tem 7,5%.
"Estamos muito otimistas com este empreendimento, não só pelo crescimento do mercado, mas também pela valorização da mão de obra da cidade de Adrianópolis, que tem um dos índices de desenvolvimento humano mais baixos de todo o Paraná. Queremos valorizar a mão de obra local e garantir qualidade de vida às famílias da cidade e região", disse Henrique.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Segundo a CVR, as obras devem começar no início de 2015. A empresa já possui o terreno e a jazida, com reservas estimadas em 1,4 bilhão de toneladas de calcário. As licenças ambientais e a captação de recursos para o investimento estão sendo providenciadas. Com área construída de 25 mil m², dentro de uma área total de 250 mil m², a unidade vai gerar mais de mil empregos entre diretos e indiretos.
Luiz Henrique Wiechoreki, diretor comercial da CVR, afirmou que a CITIC vai fornecer os equipamentos da fábrica, ficando responsável por levantar 70% dos recursos necessários para o empreendimento. "A nossa parceira está no mercado desde 1950, possui um banco próprio e atua em diferentes setores da indústria. Eles têm participação de 65% no mercado chinês de equipamentos para construção, atuando também em mineração e produção de cimentos. É uma ótima parceira para este novo negócio que vamos lançar para os paranaenses", comenta.