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Tablet

Novo aparelho da Apple pode transformar a mídia

Agência Estado
27 jan 2010 às 09:27

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O tablet tem uma tela sensível ao toque de 10 polegadas, que deverá transmitir vídeos, textos, ter acesso à internet e redes sociais - Divulgação
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Editoras de livros se reuniram para negociações de última hora com a Apple, que pode reescrever o modelo de receita da indústria depois que revelar seu bastante antecipado aparelho "tablet" nesta quarta-feira, 27, segundo o Wall Street Journal.

O novo aparelho multimídia da Apple, com uma tela sensível ao toque de 10 polegadas - que deverá transmitir vídeos, textos, ter acesso à internet e redes sociais - pode mudar o modo como boa parte da mídia tradicional é transmitida.

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Na indústria de livros, o Apple tablet está gerando uma batalha entre a Apple e a Amazon.com em relação a como os chamados "e-books" - vistos como o futuro da indústria de livros - terão seus preços estabelecidos e serão distribuídos.

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De acordo com editores que se reuniram diretamente com a Apple, o modelo de negócios da companhia para livros, que tem sido mantido em segredo, tira o foco dos preços baseados em pechinchas que a Amazon tornou popular.

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A Apple quer que as editoras estabeleçam dois níveis de preços para os e-books mais vendidos: US$ 12,99 e US$ 14,99. Poucos títulos serão vendidos a US$ 9,99. Ao estabelecer seus próprios preços para os livros, as editoras vão evitar a ameaça de pesados descontos.


A Apple ficará com 30% do valor do livro e as editoras receberão os 70% restantes. A Amazon geralmente paga metade do valor do livro para as editoras. "Essa é uma situação intensa como nunca na indústria", disse um editor que não quis ser identificado. "É uma grande partida de xadrez", comentou.


A visão da Apple é diferente da visão da Amazon, que transformou a indústria de livros ao cortar os preços dos e-books que podem ser lidos em seu leitor Kindle e tornou uma fixação dos consumidores a compra de best sellers a US$ 9,99.

O novo aparelho da Apple pode remodelar muitos pontos da indústria de mídia, assim como o iPod, também da Apple, revolucionou o setor de músicas quando estreou, em 2001. A companhia tem discutido com redes de televisão, revistas e produtoras de videogames sobre a transmissão de seus produtos no novo aparelho. As informações são da Dow Jones.


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