A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) anunciou nesta sexta-feira que o volume de petróleo recuperávelno reservatório de Libra - que fica no pré-sal da Bacia de Santos - pode variar entre 3,7 bilhões e 15 bilhões de barris.
Segundo comunicado divulgado pela ANP, a estimativa mais provável é de que a reserva seja de 7,9 bilhões de barris, de acordo com avaliação da certificadora Gaffney, Cline & Associates.
A ANP afirma que somente as reservas de Libra podem vir a ter volume de óleo recuperável superior às atuais reservas brasileiras, que são de cerca de 14 bilhões de barris.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Até agora, o maior campo de petróleo conhecido do pré-sal era o reservatório de Tupi, cujo volume de óleo estimado é de entre 5 e 8 bilhões de barris.
"Esta descoberta, situada no 'gigantesco prospecto Libra', conforme expresso no relatório da certificadora, valoriza enormemente o patrimônio da União", diz o comunicado da ANP.
O poço situa-se a 183 km da costa do Rio de Janeiro. Até o momento, a profundidade atingida no poço em Libra é de 5.410 metros, com 22 metros perfurados no pré-sal.