Um ano após a primeira data prevista para inauguração, o Shopping Pátio Batel abre nesta terça-feira (10) as portas ao público em Curitiba, depois de cinco anos de obras. O empreendimento teve investimentos de R$ 280 milhões, sendo R$ 180 milhões do Grupo Soifer, proprietário do shopping, e R$ 100 milhões financiados pelo BNDES. Este é o 12º shopping da capital e deve gerar 3 mil empregos diretos e indiretos. O local conta com 200 operações comerciais, sendo 54 delas inéditas na Região Sul.
Concentra várias marcas internacionais como Burberry, Louis Vuitton, Tiffany & Co, Prada e, por este motivo, vai dar ênfase no segmento de varejo de luxo na cidade. No entanto, os proprietários do empreendimento negam que o Pátio Batel seja direcionado apenas para um público de classe A. "Temos marcas locais, regionais e internacionais. Em um só espaço teremos vários públicos", disse a gerente comercial do shopping, Vanessa Xavier. Segundo a gerente de marketing, Sônia Marques, a Louis Vuitton abriu espaço para todas as outras marcas internacionais.
O Pátio Batel tem bem próximos outros dois shoppings, o Crystal e o Curitiba e, também o ParkShopping Barigui. "É uma ousadia fazer um shopping tão próximo um do outro. O que nos animou foi a localização. Temos tudo que tem nos outros shoppings e mais o que eles não tem. Esse é o nosso diferencial", afirmou Salomão Soifer, presidente do grupo, que já tem outros quatro shoppings.
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O local tem 28.735 m² de Área Bruta Locável (ABL), quatro pisos de operações comerciais, cinco pisos de garagem com 2,3 mil vagas e um bicicletário. Segundo Vanessa, o empreendimento inicia hoje com 70% das lojas abertas e 90% da área locada. Ela destaca que algumas marcas devem abrir as lojas ao longo desta semana. Os cinemas da rede mexicana Cinépolis, devem abrir somente em novembro. Além do cinema, as outras âncoras são Top Shop, Zara e Livraria da Vila. O local terá ainda um bureau de comportamento. A estimativa é arrecadar R$ 40 milhões/ano de ICMS e R$ 3,2 milhões/ano de IPTU.