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Acima da média nacional

Número de pequenos exportadores no Paraná cresceu 16% em cinco anos

Redação Bonde com AEN
09 mai 2016 às 11:21

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- Divulgação
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Mesmo com a crise econômica, as pequenas empresas do Paraná ampliaram sua presença no mercado externo nos últimos anos. Levantamento do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes) mostra que, em 2010, o Paraná tinha 1.358 pequenas empresas exportadoras – com vendas externas de até US$ 1 milhão por ano. No ano passado, esse número estava em 1.575 empresas, um crescimento de 16% no período.

A pesquisa toma como base dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

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O avanço das empresas de pequeno porte do Paraná no Exterior supera a média nacional. No mesmo período, o número de pequenos exportadores passou de 16.176 para 17.380 no país, alta de 7,4%.

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O Estado ocupa a terceira posição entre as unidades da federação com maior número de pequenos exportadores, atrás apenas de São Paulo e Rio Grande do Sul, à frente de Rio de Janeiro e Minas Gerais. Entre 2010 e 2015, a participação no Paraná no total de pequenos exportadores do País nacional saltou de 8,4% para 9,1%.

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"O Paraná tem uma tradição exportadora e empreendedora, o que ajuda a explicar esse destaque maior em termos nacionais. A participação das exportações sobre o PIB (Produto Interno Bruto) é de 13% no Paraná, contra uma média de 10% no Brasil", diz Julio Suzuki Júnior, diretor presidente do Ipardes.


"O interessante é que as pequenas empresas estão se apropriando do câmbio mais favorável para exportar mais e compensar a retração no mercado interno. E o impacto social dos pequenos é maior, porque são grandes geradores de emprego", acrescenta.

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ABRINDO MERCADOS – A fabricante de cachaça paranaense Porto Morretes, que atualmente exporta entre 70% e 80% da sua produção aos Estados Unidos, é um exemplo de como as empresas pequenas estão conseguindo abrir mercado no Exterior.


A empresa, que fabrica de 60 mil a 70 mil litros de cachaça por ano, se prepara para fazer sua estreia no mercado europeu ainda esse ano.

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"Nosso começo foi difícil, mas abrimos mercado com viagens, visitas a feiras e contatos de redes de importadores", diz Fulgêncio Torres, um dos fundadores da empresa, criada em 2003 em Morretes, no litoral do Estado.


Hoje a empresa vende cachaça premium para redes de bares e restaurantes nos Estados Unidos onde é usada para fazer coquetéis. As exportações somam US$ 400 mil por ano.

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Com apoio do BRDE e da Fomento Paraná, a empresa investiu, há três anos, na ampliação da sua infraestrutura. "Investimos para ampliar nossas instalações e equipamentos e chegamos a exportar com prejuízo quando o dólar foi a R$ 1,60. Agora, depois do mercado interno capotar, exportar é a única saída", diz. O objetivo da empresa é crescer de 20% a 30% ao ano e ampliar o número de funcionários de 15 para 20 até o fim do ano.


DÓLAR FAVORÁVEL - O levantamento do Ipardes mostra que o maior salto no número de pequenos exportadores se deu no ano passado, quando as empresas começaram a se beneficiar do dólar mais favorável. O número passou de 1.431 para 1.575. Um dado relevante, de acordo com Suzuki Júnior, é que esses exportadores são dos ramos mais diversos, de confecções a madeireiras, passando por fabricantes de metais, plástico, eletrodomésticos, computadores e companhias ligadas ao agronegócio.

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Para 2016, o câmbio mais favorável traz boas expectativas para os exportadores. "Tudo indica que nesse ano o Paraná reverte os dois anos consecutivos de queda nas exportações", diz Julio Suzuki Júnior.


No acumulado do primeiro quadrimestre, as exportações totais do Paraná cresceram 10,88% em relação ao mesmo período do ano passado e totalizaram US$ 4,86 bilhões.

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Microempresas exportaram US$ 21 milhões


As microempresas paranaenses exportaram US$ 21 milhões no Paraná em 2015, 18% mais do que os R$ 18,1 milhões exportados em 2014, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Em 2015, eram 509 microempresas exportadoras no Paraná, 100 a mais do que o número de 2014.

Pelos critérios do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, um estabelecimento é considerado microempresa quando apresenta até 10 empregados e exporta até US$ 400 mil por ano, no caso do setor industrial. Já no segmento de comércio e serviços, a delimitação da microempresa tem como critério um quadro funcional de até cinco empregados e exportações anuais de até US$ 200 mil.


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