Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em Londrina

Obra em shopping teve 'greve mensal' e iniciativa inédita

Lucas Emanuel Andrade - Redação Bonde
06 mai 2013 às 16:16

Compartilhar notícia

- Anderson Coelho/Equipe Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A conclusão do Boulevard Londrina Shopping deve causar impacto nos indíces de emprego na construção civil na cidade. A constatação é do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Sintracom), Denilson Pestana. Com a inauguração do espaço, muitos trabalhadores tiveram os contratos rescindidos nas últimas semanas na cidade.

"As rescisões vão refletir nos indicadores que medem a geração de empregos. Deve ter um impacto negativo no próximo mês, mas em breve outras obras vão se iniciar".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o Sintracom, dos cerca de 800 funcionários da obra, 500 tiveram os contratos rescindidos. A OAS, construtora responsável pela obra, manteve vínculo com 300 trabalhadores na cidade.

Leia mais:

Imagem de destaque
Crise

Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV

Imagem de destaque
97,5 milhões de ocupados

Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE

Imagem de destaque
Atenção à data

Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Resultado animador

Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC


"Precisamos reforçar o atendimento, já que em alguns dias tivemos de 40 a 50 rescisões. Os funcionários chegavam de ônibus no sindicato. Não houve pendência ou reclamação. As rescisões foram feitas, os trabalhadores receberam o acerto e passagens aéreas para voltarem para sua casas".

Publicidade


Pestana disse que 90% dos funcionários da obra vieram de estados do nordeste. Dos demitidos, boa parte resolveu deixar Londrina. Porém, o presidente do sindicato relatou que muitos ainda ficaram na cidade: por questões pessoais ou profissionais.



Uma greve por mês

Publicidade


O presidente do sindicato comentou sobre a construção do shopping. Ele ainda avaliou os problemas enfrentados no transcorrer da obra.


"Acontecimentos naturais de uma obra desse porte e pela quantidade de funcionários. Da mesma forma como tivemos muitos problemas na construção do Vista Bela. Chegou um limite de 1.200 funcionários. Assim, é até normal que hajam reclamações com alimentação, com transporte, com alojamento".

Publicidade


Ele lembrou que, num período mais grave de crise, a obra chegou a registrar uma greve por mês. "Chegou um período que no mês, de cada 30 dias, três eram de greve".


Apesar disso, na última paralisação, a construtora entrou em acordo com os operários e diversos problemas foram resolvidos. O sindicato ainda reforçou as fiscalizações surpresas e verificou que o acordo foi cumprido.

Publicidade


Iniciativa inédita


Denilson Pestana revelou que foi preciso fazer uma inovação para melhorar a relação entre os operários da construção do shopping. O sindicato sugeriu que houvesse uma atividade esportiva entre os trabalhadores. Durante 90 dias, foi realizado um campeonato de futebol entre 14 times de operários.


"Isso aproximou ainda os trabalhadores, eles passaram a se conhecer melhor. É gente de até sete estados diferentes, com histórias distintas. Então isso foi bom para que cada um pudesse compartilhar sua história".

A experiência serviu de lição para o sindicato para obras posteriores. Pestana acrescentou que em novas ocasiões o Sintracom deve sugerir também atividades culturais para trabalhadores da construção civil.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo