Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Rio 2016

Olimpíadas devem aumentar turismo em 15%

Agência Brasil
03 out 2009 às 12:09

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A realização dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro deverá aumentar o fluxo de turistas estrangeiros no Brasil em até 15% em relação ao ano anterior à Olímpiada. A previsão é da presidente da Embratur, Jeanine Pires, com base na experiência australiana de Sidney, que recebeu os jogos em 2000.

"É um número muito expressivo, a média mundial é de crescimento de 1% a 2% ao ano. Há também o aumento do turismo de negócios nos anos anteriores, em que o número de pessoas é menor, mas a economia é muito beneficiada, a entrada de divisas é grande", afirmou, em entrevista à Agência Brasil.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Jeanine está em Copenhague, onde o Comitê Olímpico Internacional anunciou nesta sexta (2) a escolha do Rio como cidade sede das Olimpíadas de 2016.

Leia mais:

Imagem de destaque
Crise

Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV

Imagem de destaque
97,5 milhões de ocupados

Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE

Imagem de destaque
Atenção à data

Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Resultado animador

Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC


Segundo ela, a candidatura do Rio teve grande repercussão internacional e já aumentou o interesse na cidade como destino turístico. De todos os estrangeiros que vêm ao Brasil, e que costumam visitar mais de uma cidade, 35% passam pelo Rio. A cidade é a que mais recebe turistas que vêm ao país a lazer.

Publicidade


O Rio, segundo Jeanine, já é utilizado como "âncora" para atrair visitantes internacionais a cidades menos conhecidas do país e a Embratur deve explorar essa característica na promoção turística dos Jogos de 2016.


A presidente da estatal reconhece que os desafios de hospedagem, infraestrutura, transporte e mobilidade urbana serão grandes, mas acredita que o Brasil cumprirá os pontos apresentados ao COI. A expectativa de Jeanine é que a realização da Copa do Mundo no Brasil, em 2014, também dê suporte e experiência para a realização dos Jogos.


"O projeto Rio foi aprovado pelo COI em todos os aspectos, antes mesmo da eleição, o que demonstra que todos os requisitos, todos os detalhes que uma cidade-sede precisa ter foram aprovados e são um compromisso firmado pelos governos e pela sociedade."

As melhorias na infraestrutura turística deverão incluir investimentos em aeroportos e renovação das vagas de hospedagem, segundo Jeanine. Navios transatlânticos serão utilizados como alternativa para estadia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo