A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (20) a Operação 300, contra a importação fraudulenta de para-brisas laminados de veículos automotores para posterior comercialização dos produtos em todos os estados brasileiros.
Foram apreendidas 300 mil unidades durante o cumprimento dos 14 mandados de busca e apreensão em cinco galpões, e de sete mandados de condução coercitiva.
Os produtos, oriundos da China, entravam no território nacional pelo porto de Santos com preços das notas fiscais subfaturados e seguiam para o entreposto da Receita Federal em Guarulhos, para procedimento de desembaraço alfandegário.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Após os trâmites, os materiais eram enviados para um galpão em Mogi das Cruzes, que não pertencia à empresa importadora, e diferente da indicada nos documentos de importação. Deste local, seguiam para outros 6 galpões, também clandestinos, para posterior distribuição pelo Brasil.
Além do crime de descaminho, há suspeitas de que os para-brisas não atendam aos requisitos de segurança exigidos pelo órgão regulamentar do setor, o que pode causar sérios riscos à segurança dos ocupantes que utilizam os veículos. Amostras serão submetidas a exames periciais para aferição da qualidade e análise de risco aos condutores.
Os envolvidos serão inicialmente indiciados por descaminho e associação criminosa.