Quatro fiscais do Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) vão às ruas de 3 a 7 de dezembro, para fiscalizar a venda de mercadorias durante o final do ano.
Trata-se da "Operação Papai Noel", cujo objetivo é coibir práticas abusivas de estabelecimentos e empreendimentos comerciais ao consumidor local. As atividades já começam nesta sexta-feira (3), no Shopping Catuaí.
Uma das novidades da ação é o reforço feito pelo Procon nos dois períodos. Os fiscais, concentrados primeiramente na função de averiguar possíveis irregularidades nos shoppings de Londrina, vão atuar de manhã, tarde e noite para garantir tranquilidade a todos os londrinenses.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
De acordo com o coordenador do Procon, Carlos Neves Júnior, a fiscalização foi reforçada para impedir abusos em serviços rotineiros nesta época do ano. "As principais reclamações giram em torno da não colocação dos preços nas vitrines e dos valores totais dos produtos comercializados, evitando assim a divulgação dos juros cobrados, assim como o uso correto do cartão de crédito", disse.
Neves comentou que as multas são aplicadas, conforme a realidade econômica de cada estabelecimento comercial. O consumidor pode fazer denúncias ao Procon pelo telefone 151 ou na sede do órgão (rua Mato Grosso, 299) das 9h às 17h.