A empresa de telecomunicações Oi entrou em um novo segmento de mercado, a TV por assinatura via satélite. O serviço inicia a operação hoje em Curitiba e Região Metropolitana. A partir do começo de dezembro será expandido para 128 municípios das regiões de Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Ponta Grossa, Apucarana, Toledo, Paranavaí e Paranaguá. Em janeiro de 2010, vai funcionar no Estado todo.
O pacote inicial tem 26 canais e custa R$ 29,90 por mês. A princípio, o consumidor não terá o custo de antena, instalação e decodificador. Em um primeiro momento não haverá oferta de ponto adicional e, quando houver, a empresa pretende seguir a orientação da Anatel e cobrar pela locação do equipamento para o ponto extra.
O pacote com Mais Canais terá 17 canais além dos 26 do pacote inicial e custará um adicional de R$ 14,90. A Oi concorre nesta área com a NET, TVA, Sky e via Embratel. O diretor de TV da Oi, Abel Camargo, disse que a companhia não divulga valor do investimento, mas destacou que a empresa deve aplicar entre R$ 5 bilhões e R$ 6 bilhões neste ano em 21 Estados. O potencial de clientes neste setor também não foi revelado.
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Segundo dados da Anatel, hoje o Brasil tem 6,9 milhões de assinantes e no Paraná são 372 mil. No Estado, 13,7% das casas possuem TV por assinatura e a previsão é que o número de assinantes dobre no Brasil em cinco anos. ''Gostamos da concorrência sadia e estamos provocando bastante o mercado'', disse. A nova atuação da Oi vai gerar entre 300 e 400 empregos diretos no Estado entre vendas, instalação, lojas e escritórios.
O serviço foi lançado primeiro no Rio de Janeiro, seguido de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. A partir de 2010 estará presente em todos os Estados do País. A empresa vai oferecer canais infantis, de filmes, esporte, música, variedades, notícias, cultura, entre outros. O pacote mais caro custa R$ 64,70 e terá 54 canais.