Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Inadimplência

Pagamento de dívidas pelo consumidor registra queda de 1,9% no acumulado de 2015

Redação Bonde com assessoria de imprensa
14 mai 2015 às 15:08

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O indicador de recuperação de crédito do consumidor – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes – apontou queda de 1,9%, em todo o país, no acumulado de 2015, na comparação com o mesmo período de 2014, de acordo com dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na comparação interanual (abr/15 contra abr/14) houve alta de 2,8%. No acumulado em 12 meses (mai/14 a abr/15 contra os 12 meses antecedentes) o indicador apresentou recuo de 3,8%. Já na análise mensal (abr/15 contra mar/15), da série de dados ajustada sazonalmente, houve crescimento de 6,4% na recuperação de crédito.

A queda registrada pelo indicador de recuperação de crédito do consumidor reflete, além da menor intensidade das transações no mercado creditício, uma maior deterioração do cenário macroeconômico – especialmente do mercado de trabalho. Apesar do mercado de crédito ainda permanecer com um bom desempenho, pode ocorrer uma ligeira deterioração nos próximos meses, o que deverá trazer novo resultado negativo na recuperação de crédito, fechando o ano com queda de 2,0% na comparação com 2014.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Regiões
Na comparação dos dados mensais com ajuste sazonal, observou-se alta generalizada nas regiões, que ficaram configuradas da seguinte forma: Sul (8,7%), Sudeste (7,0%), Centro-Oeste (5,0%), Norte (4,6%) e Nordeste (4,3%).

Leia mais:

Imagem de destaque
Crise

Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV

Imagem de destaque
97,5 milhões de ocupados

Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE

Imagem de destaque
Atenção à data

Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Resultado animador

Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC


Varejo
O indicador que considera a recuperação de crédito no setor varejista registrou recuo de 3,6% na comparação mensal dos dados dessazonalizados. Dentre as regiões ficou a seguinte configuração: Norte (1,7%), Centro-Oeste (-0,2%), Sudeste (-2,7%), Sul (-4,9%) e Nordeste (-8,2%).

Metodologia
O indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir da quantidade de exclusões dos registros de dívidas vencidas e não pagas informados anteriormente à Boa Vista pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo