A bandeira de cartões Visa registrou um crescimento de 21,6% no volume total de pagamentos na região da América Latina e do Caribe, que chegou a US$ 62 bilhões no segundo trimestre. Segundo comunicado divulgado hoje pela Visa, o crescimento foi impulsionado pela migração do pagamento com dinheiro para os meios eletrônicos, com o débito registrando o maior porcentual de alta. O volume total de pagamentos com débito aumentou 32% no Brasil, 19% no México e 24,1% em todos os outros países da América Latina e do Caribe.
Já o volume de pagamentos com crédito apresentou crescimento menor que o débito, mas também de dois dígitos. A taxa de expansão ficou em 17,6% no Brasil, 15,8% no México e 20,5% em todos os outros países da América Latina e do Caribe.
Um estudo feito pelo instituto de pesquisa Ipsos Mori e patrocinado pela Visa mostra que 72% dos brasileiros preferem usar o cartão de débito em vez de dinheiro. Na América Latina, a bandeira americana vem fazendo ações para estimular o uso do cartão.