As palestras sobre empregabilidade, oferecidas gratuitamente na Agência do Trabalhador de Curitiba, foram retomadas nesta semana e continuam todas as segundas e quartas-feiras, às 10h. O trabalhador aprende a planejar seu currículo, tem dicas para entrevista e como conservar o emprego.
Os interessados devem comparecer à agência, na Rua Pedro Ivo 750, no horário indicado. A palestra também ensina a conhecer melhor o site da Secretaria do Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária e incentiva a utilização mais frequente. No site, o trabalhador pode consultar as ofertas de emprego, fazer a reserva da vaga pretendida, efetuar o agendamento do seguro-desemprego, entre outros serviços.
O secretário Luiz Claudio Romanelli destaca que, só em Curitiba, estão abertas mais de 7 mil vagas de emprego. "São oportunidades para trabalhadores de todos os perfis: homens, mulheres, com ou sem experiência, para qualquer nível de escolaridade", afirma. Nos dias em que são realizadas as palestras, o sistema de som também comunica os usuários sobre o início do curso. "Os trabalhadores que estiverem aguardando atendimento podem participar da palestra, que tem duração de uma hora", explica Romanelli.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Segundo o gerente da Agência do Trabalhador de Curitiba, Rafael dos Santos, o trabalhador que ainda tiver dificuldades para elaborar seu currículo, receberá um modelo pronto, onde poderá adicionar as informações pessoais atualizadas. Mais informações podem ser obtidas no setor de Treinamento e Desenvolvimento, pelo telefone (41) 3883-2292.
Aprendizado – Na quarta-feira (9), a palestra teve cerca de 40 participantes, O vigilante Elcio Hasso está desempregado há três anos e achou fundamental as orientações. Ele disse que estava elaborando de modo errado o seu currículo, mas agora está otimista, com o modelo pronto que irá entregar nas empresas. Sem emprego há 25 dias, Eraní de Jesus Vilas Boas já procura uma vaga para recepcionista ou auxiliar de administração. "A palestra me ajudou a ter outra visão de como me portar durante uma entrevista de emprego".