Em meio a um processo de resgate financeiro do Banco Panamericano, a administradora de cartões de crédito do grupo foi multada pelo Ministério da Justiça em R$ 532,05 mil. Segundo o Diário Oficial de hoje, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) considerou como prática abusiva o envio de cartões de crédito a clientes sem a solicitação dos interessados.
No início deste mês, a Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs) apresentou uma série de compromissos ao governo para melhorar a relação com os consumidores. Entre os pontos está a garantia de que cartões não serão enviados a clientes sem a demanda ou o conhecimento do consumidor.
De acordo com a assessoria de imprensa do DPDC, a decisão foi tomada com base em um processo aberto em 2006 - a denúncia foi feita anteriormente - e não tem qualquer relação com a série de problemas com os quais o banco do Grupo Silvio Santos precisa lidar no momento. A administradora terá que depositar o valor da multa em favor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos.