O Paraná alcançou um resultado de destaque na produção industrial em outubro de 2009, com crescimento de 8,7% em comparação a setembro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (4) pelo IBGE. O resultado foi o melhor entre os estados pesquisados: mais de seis pontos percentuais acima da média nacional (2,2%).
Segundo Fernando Lima, pesquisador do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), os setores voltados para o mercado interno apresentam melhores resultados, contribuindo de forma significativa para a retomada da atividade industrial no Paraná.
Ainda de acordo com Lima, os bons números em outubro refletem a normalização das operações da indústria automotiva paranaense, cujas atividades foram prejudicadas em setembro devido à greve do setor.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Em relação a outubro de 2008, o Paraná também apresentou um resultado positivo (0,6%), o que pode ser considerado relevante em razão do contexto de crise.
O setor de edição e impressão foi o maior responsável pelo crescimento, com incremento de 113,7%. Em seguida, vieram os setores de bebidas (9,6%), refino de petróleo e álcool (1,3%), produtos químicos (37,7%), material elétrico (4,6%) e mobiliário (4,5%). (com site AEN)