Os governos de Mato Grosso do Sul e do Paraná reivindicam a construção de um ramal ferroviário ligando Dourados (MS) a Cascavel (PR). O objetivo do ramal é interligar a Ferroeste (que permite o acesso ao Porto de Paranaguá) à futura Ferrovia do Pantanal, que será construída pela Valec entre Mato Grosso do Sul e São Paulo. O ramal facilitaria o escoamento da produção dos dois estados.
Os governadores André Puccinelli, de Mato Grosso do Sul, e Beto Richa, do Paraná, se reuniram hoje (16) com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. Segundo Puccinelli, a região beneficiada pelo projeto produz anualmente 5 milhões de toneladas de grãos, 1,5 milhão de toneladas de açúcar e 2 milhões de metros cúbicos de etanol. "Isso sai tudo por frete rodoviário, que é mais caro", disse o governador.
O governador Beto Richa diz que o projeto, estimado em cerca de R$ 5 bilhões, é vital para o barateamento dos custos de produção dos dois estados. "O governo federal entende que o projeto tem um interesse altíssimo para o país, é estratégico", assegurou o governador.
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Para o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, o pleito dos dois estados é viável. "A parte mais rica do país são o sul de Mato Grosso do Sul e o oeste do Paraná. E não têm uma logística adequada para exportação".
O ministro Nascimento determinou que sejam feitos os estudos de viabilidade econômica e ambiental do projeto.