O Paraná gerou 51.830 empregos com carteira assinada nos primeiros quatro meses do ano, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado nesta terça-feira (23) pelo Ministério do Trabalho. Só em abril, foram mais 20.330 novos postos de trabalho. Tanto no quadrimestre como no mês, o Paraná obteve o melhor resultado entre os Estados do Sul e ficou entre os três melhores do país, juntamente com São Paulo e Minas Gerais.
Se analisada a taxa de crescimento no quadrimestre, o Paraná ficou com um índice de 2,93% diante da média nacional de 2,19%. O número de empregos formais gerados no mercado paranaense no período foi maior que o de todos os Estados do Norte e Nordeste juntos. Os sete Estados do Norte, por exemplo, só geraram 13.665 empregos de janeiro a abril. Já os nove Estados do Nordeste tiveram um resultado negativo: -48.772.
Dentre os setores que mais geram empregos de janeiro a abril deste ano no Paraná, os destaques ficaram com a indústria (19.318 empregos), serviços (15.998) e agropecuária (96.828). Logo em seguida, aparecem o comércio (3.497) e a construção civil (3.494). O fato de a construção civil apresentar essa performance, segundo os economistas, significa que o conjunto da economia do Estado vai bem.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Informações da AEN