As vendas do comércio varejista do Paraná cresceram 3% em agosto na comparação com o mês anterior. É o melhor resultado entre os Estados, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (15) pelo IBGE. A média nacional foi calculada em 0,7%.
No acumulado dos oito primeiros meses do ano, o comércio do Paraná avançou 4,5%, com destaque para os segmentos de equipamentos de escritório, informática e comunicação (alta de 81,6%) e artigos farmacêuticos, médicos e de perfumaria (22,1%).
Já no que se refere ao setor de hipermercados e supermercados, principal ramo do comércio varejista, foi constatado aumento de 4,4% no período de janeiro a agosto de 2009 no Paraná.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
De acordo com o pesquisador da área de conjuntura do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Julio Suzuki, os bons números do comércio confirmam que a crise afetou de forma menos acentuada as atividades voltadas ao atendimento da demanda interna. Ainda segundo o pesquisador, há indicações de superação da crise no País (com AEN).