O Paraná teve uma participação de 19,8% na safra nacional de grãos em 2006, com uma produção de 23,96 milhões de toneladas de grãos de verão e inverno. Esse resultado confirma a posição histórica que o Estado mantém na liderança da produção de grãos no País. Naquele ano, foram produzidas 117,26 milhões de toneladas, que foi 4,1% maior do que a safra de 2005, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o resultado da produção agrícola de cereais, leguminosas e oleaginosas divulgado nesta quinta-feira (19).
O levantamento do IBGE mostra que depois do Paraná, o segundo colocado na produção de grãos é o Mato Grosso, com 18,9% da produção nacional e Rio Grande do Sul com 17% da produção nacional. Como acontece no Paraná, soja e milho também são os grandes responsáveis pela produção de grãos com uma participação de 44,3% e 36,1%, respectivamente no cenário nacional.
O Paraná é o maior produtor de feijão, milho, trigo, triticale, aveia e cevada e o segundo maior produtor de soja. O IBGE atribui essa liderança à diversidade de produção existente no Estado que permite que, em caso de danos a alguma cultura, outra possa compensar diminuindo os impactos na economia paranaense. "Além do clima, a utilização de tecnologias como o plantio direto e rotação de culturas, favorece essa variedade de produção, proporcionando o plantio de verão e de inverno em uma mesma área", informa o boletim do órgão.