Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Entre 2013 e 2012

Paraná registra aumento de 3,91% no número de empresas

Redação Bonde com AEN
20 jun 2015 às 10:08

Compartilhar notícia

- Gilson Abreu/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Paraná registrou o maior crescimento no número de empresas entre os estados das regiões Sul e Sudeste. Pesquisa do Cadastro Central de Empresas (Cempre), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta semana, mostra que entre 2013 e 2012 o Estado registrou um aumento de 3,91% no volume de novas companhias. O número de empresas passou de 411.348 para 427.429.

O resultado supera o de estados como Rio de Janeiro (3,85%), Espírito Santo (3,57%), Minas Gerais (3,33%), São Paulo (3,13%), Santa Catarina (3,07%) e Rio Grande do Sul (2,85%). O ritmo de abertura de novas empresas também ficou acima da média nacional, de 3,79%. O levantamento também revela que houve um aumento de 2,8% no pessoal ocupado nas empresas do Paraná em 2013, passando para 3,49 milhões de pessoas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o IBGE, os crescimentos mais expressivos na abertura de novas empresas no Paraná ocorreram nos ramos da construção (14,28%), atividades imobiliárias (13,98%), transporte, armazenagem e correio (9,38%), atividades profissionais, científicas e técnicas (8,01%) e saúde humana e serviços sociais (7,89%). A indústria da transformação, puxada pelo setor de alimentos, também teve crescimento, com 3,6%.

Leia mais:

Imagem de destaque
Crise

Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV

Imagem de destaque
97,5 milhões de ocupados

Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE

Imagem de destaque
Atenção à data

Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Resultado animador

Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC


"O maior destaque foi o setor imobiliário, que estava no auge naquele período, com o boom da construção. Mas tivemos bons desempenhos em setores com base forte no Estado, como transporte, armazenagem, saúde e indústria", diz Julio Takeshi Suzuki Junior, diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes).

Publicidade


MICROS – No que se refere ao porte das empresas, o Paraná se destaca no grupo que emprega até 19 pessoas, com crescimento de 3,93% em 2013, também à frente dos demais estados do Sul e do Sudeste.


O Paraná tem um dos melhores ambientes de negócios do País, graças a uma política tributária favorável e a programas de apoio ao microempresário, por meio de capacitação e microcrédito, de acordo com o gerente da Unidade de Ambiente de Negócios do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Paraná, Cesar Rissete.


O Governo do Estado pratica a menor alíquota do País do Simples Nacional – que engloba sete ou oito tributos, dependendo da atividade, entre eles ICMS, ISS e Cofins. A média nacional é de 5,5%, contra 4,6% praticada pelo Paraná. De acordo com a Secretaria da Fazenda, 80% das 250,3 mil micro e pequenas empresas do Paraná são isentas de ICMS.

A medida beneficia empresas com faturamento bruto de até R$ 360 mil nos últimos 12 meses. Mas há também redução da base de cálculo do imposto para as demais faixas, que vai de 11,39% a 71,24%.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo