Pesquisar

ANUNCIE

Sua marca no Bonde

Canais

Serviços

Publicidade
Pendências

Paraná tem quase 900 mil carros com impostos atrasados

Redação Bonde com Agência Estadual de Notícias
14 jan 2014 às 09:22

Compartilhar notícia

AEN/Arquivo
siga o Bonde no Google News!

A Secretaria de Fazenda do Paraná começa a enviar, no próximo dia 20, correspondência informando o lançamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para donos de 6,1 milhões de veículos no estado.


Contribuintes que estão com o pagamento do IPVA em atraso não receberão o licenciamento anual do veículo, documento obrigatório para circulação nas vias públicas. No Estado há cerca de 880 mil veículos com pendências no pagamento do imposto relativos a 2013 e exercícios anteriores, cujos débitos totalizam aproximadamente R$ 587 milhões.

Receba nossas notícias NO CELULAR

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.
Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.


O Fisco paranaense tem realizado ações efetivas na recuperação desses débitos, com blitze e notificações aos devedores. Essas operações contribuíram para a redução em 20% no número de veículos com pendências e para a recuperação de 16,2% do valor em atraso, com base nos dados de outubro de 2013. Débitos não quitados poderão ser inscritos em dívida ativa e submetidos a protesto extrajudicial e execução judicial.


VALOR MENOR - Em média, neste ano, o IPVA está 4% mais baixo para os donos de automóveis em relação a 2013, enquanto a redução média para caminhões é de 5,6% e para motos, de 3,4%. O Estado utiliza a pesquisa no mercado feita pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) como referência para estabelecer o valor do imposto a ser recolhido.


A alíquota se mantém em 1% do valor do veículo para ônibus, micro-ônibus, caminhões e carros movidos a gás natural. Para motocicletas e similares, automóveis e caminhonetes o índice de cálculo é de 2,5%.



PAGAMENTO


O Paraná mantém o desconto de 5% do valor devido para os contribuintes que quitarem o imposto à vista até fevereiro, conforme calendário por final de placa. O vencimento inicia-se no dia 10, para os veículos com final de placa 1, e prossegue até o dia 21, para os que têm placa com final "0".


O pagamento poderá ser feito nas agências das instituições credenciadas (Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Sicredi) bastando apresentar apenas o número do Renavam ou, em qualquer banco, por meio de ficha de compensação anexa à correspondência que será enviada pelos Correios.

Cadastre-se em nossa newsletter

Todas as informações relativas aos IPVA, incluindo o calendário de pagamento, podem ser acessadas no portal da Secretaria da Fazenda (www.fazenda.pr.gov.br – menu IPVA). Basta o contribuinte informar o Renavam do veículo.


Últimas notícias

LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas