A produção industrial no Paraná registrou queda de 5,3% no mês de janeiro. Os dados constam da Pesquisa Industrial Mensal Regional divulgada pela quarta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Fora o Paraná, apenas o Rio Grande do Sul registrou saldo negativo. Os outros 12 estados estudados pelo IBGE apontaram crescimento.
O melhor resultado foi no Pará, com crescimento de 10,7%. Em seguida, também com bom desempenho, vêm Espírito Santo (10,1%), Ceará (9,9%), Bahia (6,6%), Rio de Janeiro (5,8%), Amazonas (5,6%), Minas Gerais (5,2%), Pernambuco (4,3%), Santa Catarina (2,1%), região Nordeste (1,9%), São Paulo (1,7%) e Goiás (1,2%).
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Na avaliação da coordenadora da pesquisa do Instituto, Isabela Nunes Pereira, os resultados regionais confirmam a recuperação do setor mostrada no início do ano na comparação com o último trimestre do ano passado. Em comparação com janeiro de 2005 a indústria nacional cresceu 3,2%.
Segundo a coordenadora do levantamento, o desempenho das indústrias em janeiro continua relacionado à produção de bens de consumo duráveis e não duráveis, como automóveis, telefones celulares, televisores, medicamentos e exportações de celulose e minério de ferro.
Informações da ABr