Dentro de um mês, a Copel vai passar a oferecer banda larga no atacado a provedores de acesso à internet. Para isso, serão utilizados os mais de 16 mil quilômetros de fibras óticas da Companhia, presentes em 220 municípios do Estado. Os pacotes econômicos de banda larga custarão entre R$ 15 e R$ 30 para o consumidor. O decreto que oficializa o Plano Estadual de Banda Larga foi assinado nesta terça-feira (10) pelo governador Orlando Pessuti.
A internet da Copel será vendida aos provedores por um preço cerca de 50% abaixo do preço médio praticado hoje. Como contrapartida ao menor custo de conexão à rede mundial, os provedores locais se comprometerão a oferecer o serviço de internet de banda larga aos cidadãos de sua área de cobertura a preços a partir de 15 reais.
O Plano Estadual de Banda Larga também abre condição financeira às administrações municipais para implantarem as chamadas "cidades digitais", que leva aos cidadãos a infraestrutura de serviços para acesso público a partir das novas tecnologias e redes telemáticas. As informações são da Banda B.