O governador Beto Richa autorizou nesta semana a abertura do processo licitatório para a compra de novos shiploaders (carregadores de navios) para o Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá. Serão adquiridos quatro equipamentos que ampliarão a capacidade de carregamento dos navios em 60%.
Para o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, a modernização do Corredor de Exportação vai agilizar o escoamento de cargas, impulsionando ainda mais as exportações. "Durante anos não se fez investimentos deste porte em Paranaguá. Com os novos carregadores, preparamos o porto para o futuro e estaremos aptos a atender estas supersafras com ainda mais eficiência", disse.
Os novos shiploaders terão capacidade nominal para embarcar duas mil toneladas de grãos por hora. Os equipamentos hoje existentes no Corredor têm capacidade nominal de 1500 toneladas/hora. No entanto, por serem muito antigos, conseguem embarcar, em média por hora, cerca de 1200 toneladas. "Teremos um ganho de 800 toneladas hora por shiploader, que nos dará um aumento de produtividade na casa dos 60%", explica o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino.
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"Faremos as substituições dos shiploaders de maneira gradativa, obedecendo a um cronograma que evitará a paralisação das operações. Acreditamos que para a próxima safra, já tenhamos pelo menos um dos novos equipamentos em pleno funcionamento no Corredor de Exportação", explica o superintendente. O prazo total para a instalação dos quatro novos equipamentos é de 22 meses.
RECORDES – Ano a ano, o Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá vem batendo recordes de movimentação. As melhorias logísticas permitiram que o terminal ampliasse a movimentação das mercadorias mesmo sem modernização na estrutura.
Em 2012, o Corredor de Exportação movimentou quase 16 milhões de toneladas de produtos, volume 14% superior ao registrado em 2011. Somente em janeiro deste ano, o Correx já exportou 878 mil toneladas de produtos, volume 8% maior do que o registrado em janeiro de 2012.