A Copel registrou na sexta-feira (24) novo recorde histórico de consumo de energia elétrica no Paraná. O pico de demanda chegou a 5.461 megawattsm, 160 acima do valor registrado em novembro do ano passado.
O forte calor registrado nos últimos dias em todas as regiões do estado fez crescer o uso de aparelhos de ar condicionado e climatizadores.
Dicas para economizar energia
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Chuveiro elétrico, geladeira e iluminação representam 75% do consumo de energia e são os principais vilões. O chuveiro corresponde a cerca de 25% do consumo médio de uma residência. "Para utilizá-lo de modo eficiente, deve-se alterar a chave de temperatura da opção inverno para verão", explica Gisele Monteiro, gerente de utilização de energia da Copel. "Essa simples ação ajuda a reduzir em até 40% o gasto de energia do equipamento".
Para economizar ainda mais, deve-se evitar banhos demorados. Também é importante verificar se a resistência e os fios estão em bom estado. Fios derretidos, pequenos choques e cheiro de queimado são problemas que devem ser corrigidos imediatamente.
Outro eletrodoméstico que é responsável por grande parte do consumo de energia durante o verão é a geladeira, cuja potência costuma ser elevada nesta época para compensar o aumento na temperatura. A dica é evitar abrir a porta do eletrodoméstico sem necessidade. Ao utilizá-la, é importante retirar e colocar objetos todos de uma vez.
"Há uma série de cuidados que ajudam a economizar energia, como não forrar prateleiras da geladeira com plásticos ou vidros, manter limpa a parte traseira e não utilizá-la para secar roupas", acrescenta Gisele. Outra dica é verificar se a borracha da porta da geladeira está aderente e fecha corretamente.
Além da geladeira e do chuveiro, que são responsáveis por mais da metade do consumo de energia em uma residência, o ar-condicionado é bastante utilizado no verão. Para evitar desperdício na hora de refrigerar o ambiente, portas e janelas devem estar fechadas. É importante lembrar de desligar o aparelho sempre que o ambiente não estiver sendo ocupado.
Esses cuidados melhoram o rendimento dos eletrodomésticos. Mas na hora de comprar os aparelhos também é possível economizar energia. Equipamentos com o selo Procel ou com a etiqueta com a letra "A" são mais eficientes e contribuem para reduzir o impacto sobre o meio ambiente.
Atitudes para utilizar a energia de modo sustentável no verão, no entanto, não se limitam aos eletrodomésticos. A iluminação da casa é responsável por 20% do consumo. Lâmpadas "fluorescentes" ajudam a consumir menos e duram até oito vezes mais do que lâmpadas incandescentes, além de esquentarem menos o ambiente. Em ambientes não ocupados, a luz deve permanecer sempre apagada.