O setor moveleiro movimenta mais de R$ 1 bilhão por ano na cidade de Arapongas (37 km a oeste de Londrina) e deve crescer entre 3% e 5% neste ano.
Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima), Nelson Poliseli, o município possui cinco parques industriais com 160 empresas que atuam nos setores de móveis, serraria e marcenaria. "Aproximadamente, 13 mil empregos diretos e 3 mil indiretos são gerados pelas indústrias moveleiras em Arapongas", informou.
O crescimento médio do segmento é de aproximadamente 8%, anualmente, no entanto, Poliseli explicou que a inadimplência em outros setores e a redução do IPI para linhas de produtos de outras áreas afetaram a compra de móveis em 2012. " Mas, o setor moveleiro de Arapongas tem mais de 50 anos e continua consolidado. A construção da Expoara para eventos e feiras, como a Movelpar, foi importante para tornar o parque industrial conhecido no Brasil inteiro", ponderou.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Ainda conforme o presidente do Sima, de 5% a 8% da produção é exportado para mercados internacionais, entre eles, África, América Central e, principalmente, para o bloco econômico do Mercosul.
De acordo com o site do sindicato, cerca de 95% da produção é destinada ao mercado interno e 64% dos tributos federais, estaduais e municipais recolhidos em Arapongas são provenientes do setor moveleiro.