A apresentação e o debate sobre o Parque Tecnológico Virtual do Paraná serão realizados em Londrina nesta quinta-feira (14). Os encontros vão reunir instituições de pesquisas, gestores de municípios da região, representantes de associações, organismos e centros promotores de empreendedorismo e inovação com as universidades e o Governo do Paraná.
Coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o parque será operacionalizado pelo Instituto Tecnológico do Paraná (Tecpar) e vai reunir todos os setores envolvidos com inovação e com desenvolvimento tecnológico do Estado numa mesma plataforma, na qual se integrarão empresas interessadas em inovação tecnológica.
Em Londrina, o workshop será realizado na quinta-feira, na Universidade Estadual de Londrina (UEL), a partir das 8h30, no anfiteatro do PDE. "O Parque Tecnológico Virtual vai permitir a participação de todos os atores interessados, estejam eles nas grandes cidades ou nos menores municípios do Paraná, e vai promover a cooperação entre empresas, governo, academia e entidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação", explica o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal. O secretário completa que este modelo de plataforma dispõe de ferramentas de gestão, interação e inteligência competitiva que vão possibilitar diagnósticos e correções para a aceleração da inovação no Paraná. "O parque pretende atrair e trabalhar no desenvolvimento e na fixação de empresas de base tecnológica de todo território paranaense", completa.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Em Maringá, o workshop acontecerá na sexta-feira, a partir das 9h, no auditório do PDE (Bloco B-33) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Nas duas universidades, a apresentação da proposta de funcionamento do Parque Tecnológico Virtual será feita por Júlio Felix, diretor presidente do Tecpar, instituição responsável pela coordenação técnica do projeto.
Em cada uma das sete universidades públicas estaduais será criado um polo de desenvolvimento, para coordenar o parque em suas regiões. A UEL representa o Polo de Desenvolvimento do Norte do Paraná; e a UEM, o Polo de Desenvolvimento do Noroeste do Paraná . Na última segunda-feira, 11 de março, o encontro foi realizado em Cascavel, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Os workshops serão realizados em Guarapuava no dia 21; em Jacarezinho no dia 22; em Ponta Grossa no dia 27 e, em Curitiba, no dia 2 de abril.
O programa PTV PR conta com parceria da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) para identificar junto ao setor produtivo e selecionar as empresas que serão beneficiadas com os recursos de incentivo à inovação – micro e pequenas empresas; e do Tecpar, na seleção e adesão das empresas ao Parque Tecnológico Virtual.