A partir desta segunda-feira (6), os agendamentos de pedidos de seguro-desemprego nos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine), nas Ruas da Cidadania de Curitiba, serão feitos exclusivamente pela internet. Isso significa o fim das filas para obtenção do seguro nos nove postos mantidos pela Prefeitura.
Para ter acesso a serviço, o trabalhador deve acessar o endereço http://www.trabalho.pr.gov.br/sets e preencher o formulário, que lhe garante atendimento com hora marcada.
O agendamento presencial, por meio de senha, vem sendo reduzido de forma gradativa desde o dia 18 de março. No dia 8 de abril, 50% dos pedidos foram agendados pela internet; o percentual evoluiu para 70% entre os dias 29 de abril e 3 maio. A partir do dia 6, todos os pedidos de seguro-desemprego serão feitos por meio eletrônico.
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A ideia é que o novo sistema agilize o atendimento de todos os postos, pois o usuário poderá escolher o local onde quer ser atendido, optando por aquele que tiver o maior número de vagas.
Desde o início do mês, a Prefeitura vem distribuindo informativos nos nove postos do Sine, localizados em cada uma das Ruas da Cidadania da cidade. As pessoas que chegam cedo nas filas são orientadas a buscar o agendamento na internet. As que não possuem computador próprio podem usar equipamentos disponíveis nos Centros de Referência do Trabalhador (CRTs) existentes em cada Administração Regional.
Os nove postos do Sine atendem a uma média de 400 pessoas, entre pedidos do seguro e vagas de emprego. No total, a média de 8 mil atendimentos por mês.