Notícias

Pesquisa: 53,9% são contra nova CPMF

08 set 2009 às 13:57

Mais da metade da população entrevistada na pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta terça (8) afirmou ser contra a criação da Contribuição Social para a Saúde (CSS), que visa ressuscitar a antiga Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). De acordo com o levantamento, 53,9% declararam-se contra o novo tributo, que está em discussão na Câmara dos Deputados. Já 37,1% dos entrevistados se manifestaram favoravelmente.

Crise
Para quase metade dos entrevistados na pesquisa CNT/Sensus, o Brasil lidou adequadamente com a crise financeira internacional. O levantamento mostra que 48,8% das pessoas disseram que o País enfrentou corretamente a situação, índice um pouco abaixo dos 50,4% verificados na pesquisa realizada em maio. Para outros 27,4%, o Brasil não lida adequadamente com a crise, ante os 26,5% do levantamento anterior. Outros 17,4% disseram que o País lida "mais ou menos" adequadamente com a crise. Antes, o índice era de 16,3%.


A pesquisa mostra ainda uma alta significativa no índice de pessoas que acreditam que o Brasil "está saindo" da crise. Do total, 52% fizeram essa avaliação, ante os 35,9% de maio. Para 40,7%, o País segue na crise (55,3% em maio).

O levantamento também revela otimismo em relação a como o Brasil vai sair da crise. Para 59,4% dos entrevistados, o País sairá fortalecido (55,9% em maio). Para 18% dos entrevistados (19,7% na pesquisa anterior), ele sairá enfraquecido. Para 15,6%, o Brasil sairá da crise do mesmo jeito que entrou. Antes, o índice era de 14,5%.


Continue lendo