Um estudo realizado pela Faculdade Pitágoras analisou o comportamento do consumidor londrinense em relação ao pagamento de contas e dívidas financeiras. Segundo o levantamento, coordenado pelo professor de Administração Danilo Góes Guitti, 8,56% dos londrinenses afirmaram que não conseguem manter as contas em dia.
Outros 48,32% admitem que conseguem pagar as contas em dia e com folga, enquanto 35,07% disseram que pagam as contas, mas não conseguem poupar. "Estávamos esperando resultados próximos dos obtidos, o que mostra que Londrina tem poucos consumidores endividados e que mesmo os endividados estão conscientes da sua falta de planejamento", afirma o professor.
Entre os endividados, a principal origem é o cartão de crédito, com 22%, seguido dos carnês de lojas com 9% e o cheque especial com 5,8%. O motivo apontado para o desajuste financeiro é a falta de planejamento e o consumo compulsivo.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Para a pesquisa, foram ouvidas 981 pessoas em cinco regiões da cidade na última semana de outubro. A margem de erro é de 7%.