Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Diminuição

Pesquisa do BC traz nova expectativa de queda da inflação

Redação Bonde
12 mar 2007 às 15:36
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A expectativa de inflação para 2007 cai há seis semanas, de acordo com a pesquisa Boletim Focus, do Banco Central, que consulta analistas de mercado e de instituições financeiras.

O grupo é ouvido todas as sextas-feiras sobre tendências dos principais indicadores da economia. A pesquisa, divulgada nesta segunda-feira, estima que Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, será de 3,87%, levemente abaixo dos 3,88% da semana anterior.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A redução da expectativa de IPCA aconteceu de forma mais acentuada, nas pesquisas anteriores, e agora mostra estabilidade quanto ao comportamento futuro dos preços. Tanto que o Índice de Preços ao Consumidor, da Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (IPC-Fipe), da Universidade de São Paulo (USP), revela aumento de 3,83% para 3,88% na comparação semanal. Mas, esse índice vale só na capital paulista.

Leia mais:

Imagem de destaque
Crise

Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV

Imagem de destaque
97,5 milhões de ocupados

Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE

Imagem de destaque
Atenção à data

Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Resultado animador

Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC


Todas as simulações do Boletim Focus mostram inflação abaixo da meta de 4,5%, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), com projeções estáveis de 0,28% para o IPCA deste mês, e de 0,30% para o IPCA de abril, enquanto a estimativa de inflação para os próximos 12 meses baixou de 3,78% para 3,77%.

Publicidade


A perspectiva também é a mesma há quatro semanas para os preços administrados por contrato ou monitorados (combustíveis, energia elétrica, telefonia, transporte urbano, medicamentos, educação e outros). De acordo com a pesquisa do BC, esses preços devem subir 3,80% neste ano e 4% em 2008.


A projeção dos preços no atacado também é de estabilidade nos dois indicadores pesquisados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV): o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) mantém a estimativa de 4,08% no ano, enquanto o índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) evoluiu de 4% para 4,01%.

Agência Brasil


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade