Pesquisa divulgada esta semana em Londrina revela o que os consumidores paranaenses têm como hábitos de consumo e como as marcas são percebidas por seus clientes. O levantamento faz parte do projeto Impar 2010, realizado pelo Ibope em parceria com o Grupo RIC Paraná. É a segunda edição da pesquisa.
A Construtora Plaenge foi um dos destaques da pesquisa, como a marca mais lembrada do Paraná entre as empresas do setor, com 17% de índice de preferência. A segunda colocada, a Construtora Thá, de Curitiba, ficou com 13%.
Em Londrina, o índice da Plaenge, segundo a pesquisa, é de 53% da preferência. Fundada há 40 anos, a construtora londrinense atua ainda em Curitiba, Maringá, Campo Grande e Cuiabá, além de estar também no Chile.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Também se destaca na pesquisa a Universidade Estadual de Londrina, que empatou com a Universidade Federal do Paraná com índice de 13% de preferência no ensino superior, mas é a marca mais lembrada por 17% dos paranaense quando se fala em pós-graduação.
Outras marcas que se destacam na pesquisa são Banco do Brasil, Nestlé, Consórcio União, Hotel Bourbon, Pernambucanas e Casas Bahia, entre outras.
O Ibope avaliou 45 categorias de produtos e serviços da cadeia de varejo do Paraná, com 1708 entrevistas realizadas em dez regiões do estado.
Comportamento de consumo
Além das marcas mais lembradas, o Projeto Impar traz também informações sobre o comportamento de consumo do paranaense.
Para pagar as compras, por exemplo, 70% dos paranaenses usa dinheiro vivo. Apenas 14% prefere os cartões de crédito. Nas compras, 74% tem o hábito de comprar em lojas de rua. Os shoppings são a preferência de 14%. A pesquisa mostra também que 68% tem a intenção de comprar um carro nos próximos doze meses.
Alguns dados inusitados mostram o potencial de alguns segmentos. Contra uma média nacional de 60%, quase 70% dos paranaenses têm animais de estimação – os cachorros são os favoritos de 61% dos entrevistados.
A pesquisa mostra ainda que o esporte que os paranaenses mais praticam é a caminhada (35%). Outro informação é a de que 36% costuma fazer turismo na praia.