Em pesquisa realizada pela Cinau (Central de Inteligência Automotiva), a General Motors ficou no topo da lista das marcas preferidas pelos mecânicos. E o Fiat Palio foi o modelo mais recomendado por eles.
A pesquisa Melhor Carro/Imagem das Montadoras é realizada pela Cinau há nove anos e tem por objetivo obter a opinião dos reparadores de todo o País. Para a pesquisa, foram ouvidos 1.200 reparadores de todo o País, entre os meses de novembro e dezembro do ano passado, que avaliaram, via internet, 11 quesitos para recomendar ou não a marca e o modelo.
Preferidos
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
De acordo com o levantamento, a GM se mantém como líder da preferência desde 2003, obtendo 25,6 pontos na avaliação. Nesse quesito, a Fiat ficou em segundo lugar, com 16,8 pontos, seguida pela Toyota, com 8,2 pontos, e a Volks, com 7,5 pontos.
A Volks já foi a mais recomendada pelos mecânicos. Para se ter uma ideia, na primeira edição do levantamento, a marca obteve 60,8 pontos.
Entre as marcas que foram rejeitadas, ficou a Ford, que obteve -26,2 pontos, seguida pela Renault (-10,5 pontos), Peugeot (-8,5), Citroën (-7) e Kia (-4).
De acordo com os pesquisadores, a Ford apresenta o pior índice de recomendação, devido ao relacionamento com os reparadores não ser "bem explorado" e também porque alguns modelos da marca são considerados de reparação difícil sob o aspecto de acesso aos componentes.
Considerando os modelos, o Gol ficou em segundo lugar, atrás do Palio, seguido pelo Corolla, Corsa e Celta, que ficaram com o terceiro, quarto e quinto lugar, respectivamente. Entre os lanterninhas da lista, o Fiesta foi destaque, seguido do Marea, Peugeot 206 e Gol 1.0 16v. (Fonte: InfoMoney)