A Petrobras perdeu a liderança de maior empresa por valor de mercado da América Latina para a colombiana Ecopetrol, conforme levantamento da consultoria Economatica. De acordo com o estudo, no pregão de terça-feira (15), o valor de mercado da Petrobras fechou em US$ 123,8 bilhões, o que representa uma queda de US$ 31,57 bilhões no ano de 2012. Na mesma data, a Ecopetrol fechou com valor de mercado de US$ 126,7 bilhões, passando a ser a maior empresa da América Latina nesse quesito.
A consultoria informa ainda que o valor de mercado da Petrobras recuou para o nível de 31 de março de 2009, quando a empresa valia US$ 123,16 bilhões. E que valorização do dólar nos últimos dias foi uma das causas da queda da estatal brasileira.
No primeiro trimestre de 2012, a rentabilidade sobre o patrimônio liquido (ROE) da Petrobras caiu para 9,7%, porcentual que não era atingido pela empresa desde o quarto trimestre de 1999, aponta a Economatica. O ROE da Ecopetrol em março de 2012 é de 32%. O cálculo do ROE é efetuado dividindo-se o lucro liquido da empresa pelo patrimônio liquido médio.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Em terceiro lugar em maior valor de mercado na América Latina vem a Ambev (US$ 109,7 bilhões), seguida pela Vale (US$ 96,5 bilhões) e pela mexicana América Móvil (US$ 94,6 bilhões). Em sexto lugar aparece o Itaú Unibanco (US$ 61,1 bilhões), em sétimo, o Bradesco (US$ 49,9 bilhões), em oitavo, o Wal Mart de Mexico (US$ 47,1 bilhões), nono, Santander Brasil (US$ 29,9 bilhões) e décimo, o Banco do Brasil (US$ 29,4 bilhões).