Notícias

PIB cresce 1,4% no primeiro trimestre de 2006

31 mai 2006 às 11:50

O Produtor Interno Bruto (PIB) - a soma de todos os bens e serviços produzidos no país - cresceu 1,4% no primeiro trimestre de 2006, em comparação com o último trimestre do ano passado.

Em relação ao primeiro trimestre de 2005, a alta foi de 3,4%. O resultado positivo foi influenciado pelo crescimento da indústria (1,7%), da agropecuária (1,1%) e dos serviços (0,8%).


Os dados fazem parte do Boletim de Contas Nacionais Trimestrais divulgado nesta quarta-feira (31) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE).


A taxa da Agropecuária pode ser explicada pelo declínio de alguns produtos na safra de 2006, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA-IBGE) de abril. É o caso, por exemplo, do algodão (-22,4%), do arroz (-15,8%) e do amendoim (-10,5%) cujas safras são relevantes no primeiro trimestre. Outro fator importante dentro da pecuária foi o desempenho dos bovinos, que ainda se recupera da ocorrência da febre aftosa.


Na atividade industrial, o destaque foi a Extrativa Mineral com crescimento de 12,6%, beneficiado pelo elevado aumento de 12,7% na produção de petróleo e gás e de 16,8% da produção de minério de ferro. Outros destaques foram: a Construção Civil com 7,0% de crescimento, os Serviços Industriais de Utilidade Pública com 4,3% e a Indústria de Transformação com 3,0%.

O setor de Serviços apresentou crescimento de 2,8% na comparação com o mesmo período do ano anterior, representando o maior desempenho na base trimestral de comparação desde o primeiro trimestre de 2005. Os maiores destaques foram: Comércio atacadista e varejista (4,8%) e Transportes (3,6%). Os outros subsetores tiveram os seguintes desempenhos: Instituições Financeiras e Outros Serviços (2,9%), Administração Pública (2,6%), Aluguéis (2,4%) e Comunicações (0%).


Continue lendo