Os espelhos retrovisores estão entre os equipamentos de segurança ativa mais importantes presentes nos automóveis. Usados de forma quase inconsciente, eles são fundamentais para evitar situações de risco e acidentes, pois sua principal função é ampliar a visão do motorista para ajudá-lo a se locomover de uma maneira mais segura.
Desde 1º de janeiro, os espelhos instalados nos automóveis e utilitários nacionais deverão seguir uma nova norma estabelecida pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito). A resolução 226/07 é inspirada nas normas de segurança vigentes na Europa e, basicamente, amplia o campo de visão em largura e altura, aumentando a segurança nas ultrapassagens, mudanças de faixa ou ao sair e entrar em vagas paralelas.
"Os novos espelhos já estavam sendo adotados em alguns modelos da Volkswagen do Brasil ou naqueles que passaram por mudanças externas, ao longo de 2011. O Novo Fox, por exemplo, foi lançado no segundo semestre de 2009 já com retrovisores adequados à nova legislação. O Polo Hatch e o Polo Sedan também ganharam novos espelhos em julho de 2011, quando passaram por atualizações no design e no conteúdo", afirma Antônio Carnielli, gerente-executivo de Engenharia de Carroceria, Acabamento e Segurança Veicular da Volkswagen do Brasil.
Maior campo de retrovisão
De acordo com a legislação, o motorista deve ser capaz de enxergar uma faixa de estrada com quatro metros de largura em ambos os lados, a partir de vinte metros atrás dos pontos oculares do condutor. Além disso, na região mais próxima, deve-se ter visibilidade lateral mínima de um metro, quatro metros para trás, também nos dois lados do veículo (veja ilustração abaixo)
Para aumentar o campo de retrovisão e evitar que o retrovisor torne-se muito grande, o que perturba a harmonia de design do veículo, a solução técnica encontrada foi a adoção de lentes convexas, que ampliam a visão sem a necessidade de aumentar muito o corpo do espelho retrovisor.