A Rede de Participação Política do Empresariado, entidade ligada à Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), lançou nesta quinta-feira, em Curitiba, um sistema que pretende monitorar e avaliar a atuação de políticos paranaenses e do governo federal.
Desenvolvido em parceria com o curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o sistema está disponível na internet e pode ser acessado por qualquer cidadão, que terá ainda a possibilidade de opinar sobre o trabalho dos políticos.
No site, estão disponíveis perfis de todos os eleitos em 2006 no Paraná, incluindo o presidente Lula (PT), o governador Roberto Requião (PMDB), os três senadores, 30 deputados federais e 54 deputados estaduais. Acessando o nome de cada um dos políticos, o internauta encontra reportagens publicadas sobre eles nos principais órgãos de imprensa do País e do Estado.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
O material, que será atualizado pelo menos semanalmente até o fim de 2008, está dividido em dez temas diferentes. Eles vão desde medidas estratégicas tomadas pelos eleitos até denúncias de corrupção, passando por uso de recursos públicos e respeito pelo eleitor.
Segundo o professor de Ciências Sociais da UFPR, Sérgio Braga, um dos coordenadores do Sistema de Monitoramento e Avaliação dos Eleitos em 2006, a iniciativa é inédita no Brasil.
''Organizamos as informações de modo a deixar transparente para a sociedade a trajetória e a atuação desses políticos'', explicou. ''Temos uma sociedade muito pacífica, em que as pessoas costumam criticar muito, mas não apresentam uma agenda positiva aos políticos. Nosso desafio vai ser atrair a população para tentar aumentar sua consciência cívica'', disse.
Além disso, Braga destaca que, pelo site, os eleitores poderão avaliar a atuação de seus representantes. Semestralmente, eles terão disponíveis um questionário online pelo qual darão notas aos políticos. ''Essa interação nem sempre está disponível pelos meios oferecidos pelo poder público. Além disso, como temos um foco bem definido, com dez itens específicos para serem analisados, os políticos saberão os motivos pelos quais estão sendo monitorados'', afirmou o professor.
A colocação de matérias no site será feita por pesquisadores da UFPR. Braga garante que o projeto não tem nenhum viés partidário ou ideológico. Garantia dada também pelo presidente da Fiep, Rodrigo Rocha Loures. ''Um dos eixos do nosso trabalho é proporcionar uma plataforma de apoio para que os cidadãos possam participar do exercídio da política. Esperamos ajudar nisso com esse sistema inédito, que é um instrumento próprio de uma democracia'', afirmou.
Folha de Londrina