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Pela primeira vez

Porto de Paranaguá começa a exportar pás eólicas

Agência Estadual de Notícias
31 ago 2012 às 15:45

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Pela primeira vez, o Porto de Paranaguá vai exportar pás eólicas. As peças estão chegando ao Porto uma a uma, e chamam atenção pelo tamanho: cada lâmina chega a medir 52 metros e pesar entre 14 e 22 toneladas.

No final de junho, um estudo logístico foi realizado para saber se o porto paranaense teria condições de realizar uma operação tão específica. Aprovado, a fabricante começou a despachar as peças do interior de São Paulo para Paranaguá. Até então, as peças eram exportadas pelo Porto de Santos, com destino aos Estados Unidos.

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"Disponibilizamos uma área de cerca de três mil metros quadrados para acomodar o lote, delimitada com total segurança e limpeza no cais. Além disso, o Porto de Paranaguá oferece mão de obra qualificada para a operação", afirma o diretor empresarial da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Lourenço Fregonese.

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A operação deste tipo de carga é resultante da participação da Appa em feiras e eventos do setor Logístico. "Através desses contatos, buscamos trazer a carga geral de volta. Apresentamos as qualidades e facilidades dos portos de Paranaguá e Antonina como, por exemplo, boa mão de obra dos Trabalhadores Portuários Avulsos (TPAs), bons operadores portuários e acesso fácil ao Porto, sendo que a BR-277 termina exatamente no nosso portão principal", diz o diretor.

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TRANSPORTE – Para chegar até o Porto de Paranaguá, descendo a Serra do Mar pela BR-277, os caminhões que transportam as pás contam com uma estrutura de apoio da concessionária que administra a via. Segundo a Ecovia, as dimensões da carga não impedem a circulação de outros veículos no mesmo sentido da via, porém exigem atenção especial em alguns pontos. O esquema da Ecovia é montar comboios de três veículos e acompanhá-los no trecho de Serra do Mar (entre os km 47 e km 30) com viatura que impede que outros veículos ultrapassem os caminhões.


Ainda segundo a concessionária, desde 1º de agosto já passaram 82 carretas transportando pás eólicas. De acordo com informações da Paranaguá Pilots, empresa de praticagem de Paranaguá, o navio que fará o transporte da carga tem previsão para atracação para o final desta semana.


Para exportação, a operação das pás eólicas é a primeira do ano. Segundo a Divisão de Operações da Appa, características como a facilidade de atracação, o calado, o tamanho do cais e a capacidade do piso são diferenciais do Porto de Paranaguá no embarque e desembarque das grandes peças.

CARGAS ESPECIAIS – Cada vez mais o Porto de Paranaguá se especializa na movimentação de peças de grande porte. Este ano, já foram nove operações desse tipo de carga. A última, realizada em maio, foi o desembarque das novas locomotivas da ALL, que vieram dos Estados Unidos. Os equipamentos tinham 4,5 metros de largura e 25 metros de comprimento.


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