A exportação de soja, milho e farelo de soja pelo Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá atingiu o maior volume para um mês de janeiro da história do Porto. Foram exportados 982,8 mil toneladas de grãos pelo Corex, volume 11,89% maior do que o registrado em janeiro de 2013.
Diversos fatores explicam a boa produtividade do complexo, entre esses, as boas condições climáticas – não tem chovido em Paranaguá nas últimas semanas –, as manutenções no Corredor foram setoriais e melhor planejadas, não ocasionando paralisações da operação, e o recebimento da soja que, este ano, começou mais cedo, o que permitiu o início das operações também com bastante adiantamento.
"Vale salientar ainda que atingimos esta marca apesar dos três dias de paralisação nos berços de atracação do Corredor, em função da dragagem que está sendo realizada. Temos investido em planejamento, otimização das operações e em obras para melhorar ainda mais a produtividade dos portos. E os resultados podem ser vistos agora", afirmou o secretário de infraestrutura e logística, José Richa Filho.
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A alta nas exportações pode ser mensurada também no aumento do fluxo de caminhões. O Pátio de Triagem recebeu, em janeiro, 20,7 mil caminhões carregados com grãos, 19% a mais do que em janeiro do ano passado. Mesmo com o aumento do fluxo, o sistema logístico de recebimento de cargas – o Carga Online – tem funcionado sem problemas e não houve formação de filas no acesso ao porto.
Destaques – Considerando o total geral de mercadorias movimentadas em janeiro de 2014, a Appa atingiu 3,2 milhões de toneladas – volume 12% maior se comparado com o mesmo período do ano passado. Entre os destaques está a exportação de soja, que em janeiro somou aproximadamente 190 mil toneladas. Em janeiro do ano passado, foram apenas 340 toneladas. O farelo de soja também apresentou alta: foram 272,4 mil toneladas contra pouco mais de 193 mil toneladas em janeiro de 2013.
Considerando a importação, os fertilizantes apresentaram alta de 14% em relação a 2013. A expectativa da Appa é que os volumes cresçam ainda mais durante o ano. "Estamos trabalhando na dragagem de manutenção dos berços e bacia de evolução. Só com este trabalho teremos ganhos bastante representativos. No momento, a draga tem paralisado alguns berços mas o benefício deste trabalho será sentido durante todo o ano", explicou o superintendente dos portos do Paraná, Luiz Henrique Dividino.
Desde a segunda quinzena de novembro de 2013, os berços de atracação, bacia de evolução e canais de acesso estão sendo dragados em Paranaguá e Antonina. A obra, com valor de R$ 115 milhões, é um investimento do Governo do Paraná. Esta é a terceira campanha de dragagem realizada nos portos paranaenses desde 2011.