Os portos paranaenses fecharam o ano de 2012 com recorde de movimentação de cargas. Foram 44 milhões de toneladas, o maior volume da história dos portos de Paranaguá e Antonina. O valor representa aumento de 8% em relação ao movimento de 2011.
Diversos fatores contribuíram para atingir esta marca. A safra recorde de grãos, a alta na movimentação de milho e açúcar e a valorização do dólar explicam o desempenho, segundo a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).
Também houve movimentação recorde no pátio de triagem de Paranaguá, uma consequência ao aumento de movimentação de grãos. Segundo a Appa, o pátio de triagem do porto de Paranaguá recebeu 353 mil caminhões em 2012, 20% a mais do que em 2011, quando passaram pelo local 293 mil veículos.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Ainda de acordo com a Administração dos Portos, cresceu também o número de cargas de outros estados que chegaram ao Porto de Paranaguá. Os caminhões provenientes de Mato Grosso do Sul, por exemplo, que em 2011 representavam 15% do total, em 2012 fecharam o ano com 20% de representatividade.