Três postos de combustíveis em Londrina e um em Curitiba foram multados, no valor total de R$ 28 mil, durante a operação Bomba Legal, realizada na terça-feira (27) por fiscais do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) e auditores da Receita Estadual. Os dados oficiais foram divulgados nesta quarta-feira (28), em Curitiba.
A operação Bomba Legal teve por objetivo verificar a regularidade fiscal, quanto ao recolhimento do ICMS, e operacional, com relação à defesa do consumidor. A ação contou com o suporte do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e a cooperação técnica do Comitê Sul-Brasileiro de Qualidade de Combustíveis.
"Nos estabelecimentos multados foram encontrados 29 mil litros de etanol e seis mil de gasolina sem recolhimento do imposto na fonte", disse o inspetor geral de fiscalização da Receita Estadual, Clovis Rogge. Outros dois postos tiveram duas bombas interditadas por apresentarem problemas no lacre e de vazamento de combustível.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
A operação envolveu 16 auditores fiscais e 16 técnicos do Ipem, que fiscalizaram cinco postos em Londrina e 10 em Curitiba. "As próximas operações serão feitas com a participação de técnicos da Tecpar, que vão coletar combustíveis para análise", afirmou Rogge. "A Receita Estadual está aprimorando o seu sistema para verificar com maior rapidez a emissão das notas fiscais eletrônicas e, com isso, evitar possíveis fraudes", completou.