Mais de 2 mil quilos da produção do oeste paranaense, vindos de pequenas propriedades, foram exportados para a Polônia. No pacote comercializado estão produtos como café em grão, café embalado, açúcar mascavo, erva-mate e acessórios para chimarrão. O carregamento saiu de Cascavel na última sexta-feira (9), da sede da empresa Mate Laranjeiras, às margens da Rodovia BR-277.
As negociações tiveram início no ano passado e foram resultado da parceria entre a empresa de erva-mate e uma importadora polonesa, processo que vem desde 2007.
Junto à Associação dos Produtores Orgânicos do Meio Oeste do Paraná (Apomop) e a Cooperativa dos Produtores de Cachaça Artesanal do Oeste do Paraná (Copercachaça), ambas assessoradas pelo Sebrae no Paraná, foi possível a transação internacional de produtos como o café e o açúcar mascavo para aquele país.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
No total, foram encaminhados à Polônia 300 quilos de erva-mate; 1,08 mil quilos de café em grão; 300 quilos de café orgânico torrado, moído e embalado; e 2 mil pacotes de açúcar mascavo (cerca de mil quilos).