A praça Sete de Setembro, na esquina entre as ruas Piauí e João Cândido, no centro de Londrina, acaba de receber novas luminárias, mais modernas e mais eficientes. É a primeira praça de Londrina a contar com tecnologia de iluminação LED. Trata-se de uma experiência da Sercomtel Iluminação que prevê futuramente a troca de luminárias em vários pontos da cidade.
De acordo com o braço de telecomunicações da Sercomtel, a praça também poderá terá, futuramente, conexão gratuita à internet, via wi-fi, pelo projeto "Sercomtel Ao Ar Livre". O planejamento também prevê a instalação de sensores de presença nas novas luminárias.
Para implantar o sistema de LED, a Sercomtel Iluminação refez toda a planta de iluminação da praça, uma das mais antigas e tradicionais da cidade. Os 22 postes que estavam no local foram retirados para a troca de dutos e cabeamento. Foi colocado novo quadro de comando de energia, além da instalação das novas luminárias com as lâmpadas LED.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
A praça conta agora com nove postes, mas a capacidade de luminosidade é maior que a dos equipamentos anteriores devido às novas lâmpadas. Elas foram emprestadas pelo fabricante, em caráter de demonstração e de teste.
A operação de acionamento de energia da Praça Sete de Setembro passa a obedecer um novo sistema, que também está sendo testado – o de telegestão, ou seja, as lâmpadas estão configuradas para serem controladas através de comando da própria Sercomtel Iluminação, que poderá aumentar ou diminuir a intensidade da iluminação e identificar possíveis falhas, entre outros recursos tecnológicos.
Projeto LED
A instalação desta nova tecnologia faz parte de um projeto da Sercomtel Iluminação que pretende substituir as lâmpadas das principais praças e avenidas da cidade. Hoje são usadas lâmpadas de vapor de mercúrio, de sódio, metálico ou mista.
A intenção é fazer a substituição por luminárias LED que proporcionam uma economia no consumo de energia que varia entre 60% e 90%. Estas lâmpadas também apresentam maior poder de luminosidade, rendimento cromático e durabilidade. Uma lâmpada de LED tem uma vida útil de 50 mil horas, quando ligada 8 horas diárias, enquanto que as outras duram em média de 6 mil a 18 mil horas.
A empresa já faz testes com luminárias LED em 4 pontos da cidade: em frente à Prefeitura Municipal; na avenida Higienópolis, entre as ruas Pará e Piauí; na avenida Saul Elkind; e em frente ao prédio da Sercomtel, no bairro Cervejaria. Nestes pontos estão sendo testadas e avaliadas diferentes marcas de lâmpadas LED.
Os testes seguirão até o final do ano e estão sendo acompanhados pelo departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A Sercomtel Iluminação e a Universidade assinaram convênio para que estudantes e professores participem da atividade.