Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
IR 2007

Prazo para entregar a declaração termina em 30 dias

Redação Bonde
01 abr 2007 às 10:20
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os contribuintes que ainda não entregaram a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda 2007 começam agora a contagem regressiva: faltam só cinco finais de semana, incluindo este, para o término do prazo de envio: 30 de abril, às 20h.

Se este é o seu caso, é melhor arregaçar as mangas e começar a preparar sua documentação. Muito provavelmente você não conseguirá preencher sua declaração de primeira, considerando que a grande maioria enfrenta algum tipo de problema, como documentação fora de ordem ou simples falta de conhecimento sobre determinadas informações.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


É possível enviar a declaração pela internet, disquete ou formulário de papel. Em termos de praticidade e garantia de recebimento mais rápido da restituição, os meios eletrônicos são sempre mais recomendados. O site da Receita Federal na internet é www.receita.fazenda.gov.br.

Leia mais:

Imagem de destaque
Crise

Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV

Imagem de destaque
97,5 milhões de ocupados

Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE

Imagem de destaque
Atenção à data

Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Resultado animador

Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC


Evite entregar a declaração nos últimos dias, pois o risco de você perder o prazo se torna maior. Procure tentar resolver tudo à noite, ou no final de semana. Para os mais "insones", vale perder algum tempinho na madrugada. Lembre-se que as dúvidas irão surgir e você deve reservar um tempo razoável para se informar melhor e entregar sua declaração com sucesso.

Publicidade


Prepare a documentação principal


Comece relacionando todos os rendimentos que recebeu em 2006 e as despesas dedutíveis que você, ou seus dependentes, incorreram.

Publicidade


No que se refere aos rendimentos tributáveis, isto é, a aqueles sobre os quais o contribuinte está sujeito ao pagamento do IR, deve-se abater as despesas dedutíveis de seu total. O resultado da conta define a base de cálculo do imposto de renda, valor este que deverá ser levado à aplicação da tabela progressiva. Mas não se assuste com os números que irão surgir.


Você lembra do imposto que foi retido do seu rendimento no ano passado? Ou do carnê-leão pago? Pois bem, você deverá informar tudo na sua declaração. Neste sentido, do valor do imposto apurado será deduzida a soma do imposto pago em 2006: resultado positivo, você ainda deve dinheiro ao Fisco e poderá parcelar o montante em até seis vezes; já o resultado negativo mostra que você pagou mais imposto do que devia e, portanto, receberá a diferença em forma de restituição.

Publicidade


Não omita nenhum número


Obviamente simplificamos ao máximo a conta, para que seja possível entender a apuração do imposto, ou seja, o tal "ajuste anual" do IR de que tanto ouvimos falar. Mas é preciso uma série de cuidados, pois a cada ano o Fisco fecha mais o cerco em torno de quem tenta omitir ou criar números para fugir do Leão.

Publicidade


Prova disto é a declaração de Bens e Direitos, por exemplo, utilizada para saber se a sua renda é compatível com os bens que possui, isto é, se o que você ganha é suficiente para manter casas, carros, terrenos, aplicações financeiras etc.


O cruzamento do que você pagou em CPMF e o rendimento que declarou pode levar o Fisco a desconfiar de sua declaração. Deixar de informar recebimentos de aluguel também poderá ser descoberto, ao cruzar tais informações com as declarações de imobiliárias, por exemplo. Enfim, a cada ano a Receita aumenta de forma mais agressiva o cerco contra as tentativas de sonegação.

Publicidade


Errou?


Ainda há tempo para retificarAssim que perceber que houve qualquer erro na sua declaração, não perca tempo e reenvie o arquivo com as devidas alterações, selecionando o campo específico do formulário que indica se tratar de uma declaração retificadora.

Publicidade


O prazo para retificar, e inclusive, trocar o modelo originalmente escolhido para simplificado ou completo também termina em 30 de abril, o que garante o seu lugar na fila de restituições. O prazo final mesmo termina em cinco anos, ou melhor, em abril de 2012, mas aí sua restituição poderá demorar muito para ser liberada e, convenhamos, você não deve estar pensando em dispensar o dinheiro extra.


Peça ajuda!


O tema é bastante amplo e cada caso possui sua particularidade. Tente se interar sobre o maior número possível de informações. Se ainda assim tiver dúvidas, referentes a dados ou sobre o melhor modelo de declaração (completo ou simplificado), procure profissionais especializados, como um contador ou advogado. Boa sorte!

Fonte: InfoMoney


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade