A alta no preço dos alimentos fez a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) subir para 0,29% em outubro, acima da taxa de 0,05% registrada em setembro. Com o resultado, divulgado nesta terça-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o acumulado do ano está em 2,22%. Nos últimos 12 meses, o indicador tem alta de 3,41%. As informações são da Agência Brasil.
O IPCA-15 mede a inflação com base nos preços praticados desde a última quinzena do mês anterior até o fechamento da primeira quinzena do mês atual. O índice serve como prévia do IPCA, que consolida a inflação de cada mês e é adotado como a taxa oficial de inflação.
Em outubro, o aumento nos preços dos alimentos, que passaram de uma deflação de 0,06% em setembro para 0,47% neste mês, foi o principal responsável pela alta na taxa do IPCA-15. Por causa do período de entressafra, as carnes subiram 3%, enquanto o quilo do frango aumentou 7,12%. O tomate ficou 21,46% mais caro que em setembro.