Após avançar 2,64% em abril, o Índice de Inflação na Internet (e-flation), pesquisado pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar) em parceria com o Programa de Administração de Varejo (Provar), arrefeceu e registrou deflação de 1,68% em maio deste ano. No mesmo mês de 2014, o indicador tinha caído 0,27%. Com o resultado, o e-flation passou a acumular deflação de 0,71% em 12 meses. Até abril, a alta acumulada no período era de 0,71%.
De acordo com os dados do levantamento, houve alta de preços em seis das dez categorias pesquisadas: cinema e fotos (8,98%), eletroeletrônicos (1,77%), telefonia e celulares (1,08%), CDs e DVDs (0,82%), eletrodomésticos (0,61%) e medicamentos (0,19%). Os grupos perfumes e cosméticos, informática, brinquedos e livros, por sua vez, registraram deflação de 12,08%, 6,20%, 4,91% e 1,38%, respectivamente.
O e-flation foi criado em 2004 pelo Provar e pela Felisoni Consultores Associados, com o objetivo de monitorar a variação dos preços de produtos de consumo comprados por meio do comércio eletrônico. Por meio dele, as empresas buscam identificar mudanças no poder de compra dos consumidores, possibilitando o estudo de tendências e simulação de cenários.