A Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Apucarana montou e mantém em sua sede, um aquecedor solar feito de garrafas pet e de caixinhas tetra pak. O objetivo, segundo o secretário João Batista Beltrame, é divulgar a tecnologia e proporcionar a educação ambiental, mostrando à população como é possível economizar energia elétrica através da reciclagem de materiais que antes teriam como destino o lixo.
A montagem do aparelho é bastante simples e o custo, pequeno. Cada célula do aquecedor solar usa, em média, cem garrafas pet (de refrigerante 2 litros) e estima-se que o custo total não ultrapasse R$ 100.
"Deve-se separar as pets, geralmente transparentes, e as caixinhas de tetra pak. As caixinhas são colocadas dentro das pets e usa-se um sistema de encanamentos. São pequenas barras de canos muito simples. O segredo está ai, em como a água passa por dentro dessas placas e sai aquecida", explica o secretário.
Leia mais:
Um terço das famílias brasileiras sobreviveu com renda de até R$ 500 por mês em 2021, mostra FGV
Taxa de desemprego no Brasil cai para 9,8%, segundo IBGE
Termina nesta terça o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
Número de inadimplentes de Londrina cai 14% em abril, segundo dados do SPC
Os interessados em aprender a montar o aquecedor solar devem procurar a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, que fica na Rua Lapa, 324 ou pelos telefones 3423-0142 e 3424-2633.