A presença das empresas no serviço de microblog Twitter faz dobrar a quantidade de mensagens publicadas com menções à marca. A conclusão é de uma pesquisa realizada pelo iDig - Instituto Digital.
No estudo, foram analisadas 91.145 mensagens postadas no serviço, as quais citavam 50 marcas de relevância no Brasil. Dessas, 42% possuem perfil no Twitter e postam, em média, cinco mensagens por dia.
Durante o período analisado - de 20 de setembro a 24 de outubro -, os consumidores publicaram cerca de 2.600 "tweets" sobre as marcas analisadas. Embora as empresas sem perfil no Twitter também sejam citadas, as companhias presentes na rede social concentram 74% do volume total de mensagens.
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Ter ou não ter um perfil
"Esse trabalho só reforça a tese de que a presença na rede social é de extrema importância para a construção da marca e de um canal de diálogo com os consumidores", disse o consultor em mídias sociais do iDig, Claudio Torres. "Na maioria das vezes, os usuários compartilham experiências de consumo e opiniões sobre as marcas", acrescentou.
O estudo mostrou ainda que 11,2% das mensagens sobre marcas são retransmitidas (retuitadas) entre os consumidores. Os setores com maior penetração no Twitter são telefonia, bebidas, automotivo e financeiro. (Com informações do site InfoMoney).